sexta-feira, 24 de maio de 2013

DIA DO TELEGRAFISTA E TAMBÉM DO DIA DO DATILÓGRAFO





A primeira linha telegráfica foi construída entre as cidades de Washington a Baltimore, nos Estados Unidos da América e, a 24 de maio de 1884, Samuel Finley Breese Morse, no seu alfabético telegráfico, transmitiu a primeira mensagem: What hath God wrought! (O que Deus tem feito!). E o operador, em Baltimore, repetiu-as imediata e perfeitamente. Em Washington, o extremo da linha fora colocado na sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Uma placa apropriada, do lado externo da porta, identifica o aposento com a cena do triunfo de Morse no dia 24 de maio de 1884. A invenção do telégrafo elétrico representou, sem dúvida, um grande passo na história das comunicações. Logo, o manipulador de morse tornou-se um símbolo mundial de uma época que encurtava as grandes distâncias.

Em 1944 o então Presidente da República Getúlio Vargas instituiu, no Brasil, o dia 24 DE MAIO, como sendo o DIA DO TELEGRAFISTA.

Getúlio Vargas considerava esse profissional verdadeiro herói anônimo, com relevantes serviços prestados à coletividade.

Meus cumprimentos a esta valorosa categoria.





Dia do datilógrafo

24/05
A arte de escrever


É praticamente uma relíquia e soa estranho para os mais novos, mas o datilógrafo, cuja data se comemora neste 24 de maio, foi um dos profissionais mais importantes dos escritórios e empresa no mundo até meados da década de 1980.
Era função da datilografia escrever cartas, petições... Ou seja, escrever com os dedos, assim como fazem atualmente os chamados digitadores.
As máquinas de escrever tem origem em 1869, quando da fabricação delas pela empresa Remington and Sons. Hoje, com o advento do computador, elas viraram relíquias. Porém, alguns escritórios (poucos) ainda as utilizam em função de não gastar energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário